Dieter Rams, o arquiteto que projetou os escritórios Braun, foi um dos principais designers a contribuir para a criação da linguagem estética memorável da Braun e definiu os 10 princípios do bom design, um manual que ainda hoje é extremamente relevante.
1 O bom design é inovador.
As possibilidades de inovação são, praticamente, inesgotáveis. O desenvolvimento tecnológico permite novas oportunidades de inovação constantes.
2 O bom design torna o produto útil.
Um produto é comprado para ser utilizado. Deve satisfazer certos critérios, não só funcionais, mas também psicológicos e estéticos. O bom design enfatiza a utilidade do produto e desvaloriza tudo o que possa afastá-lo da simplicidade de utilização.
3 O bom design é estético.
A qualidade estética de um produto é fundamental para a sua utilidade e utilização, interferindo diretamente no bem-estar que proporcionam na realização das tarefas. Mas só os objetos bem concebidos podem ser realmente bonitos.
4 O bom design torna um produto compreensível.
A própria estrutura do produto clarifica a sua utilização. Melhor ainda, o produto pode até falar. É autoexplicativo.
5 O bom design é discreto.
Produtos que cumprem um propósito são como ferramentas. Não são objetos decorativos nem obras de arte. O seu design deve ser simples e neutro, para deixar espaço para outras peças decorativas.
6 O bom design é honesto.
Não torna um produto mais inovador, mais potente ou valioso para além do que realmente é. Não tenta manipular o consumidor com promessas que não podem ser cumpridas.
7 O bom design é duradouro.
Evita seguir tendências e nunca se torna antiquado. Ao contrário do design moderno, perdura no tempo, até mesmo na atual sociedade em que tudo é descartável.
8 Hyvä muotoilu on perusteellista aina viimeiseen yksityiskohtaan asti.
Mikään ei saa olla sattumanvaraista tai umpimähkäistä. Muotoiluprosessin huolellisuus ja tarkkuus osoittavat kunnioitusta kuluttajaa kohtaan.
9 Hyvä muotoilu on ympäristöystävällistä.
Muotoilulla on tärkeä rooli ympäristön suojelussa. Se säästää luonnonvaroja ja minimoi fyysisen ja visuaalisen saasteen tuotteen koko elinkaaren ajan.
10 Hyvä muotoilu tarkoittaa mahdollisimman vähän muotoilua.
Vähemmän, mutta paremmin – koska se keskittyy olennaisiin asioihin, eikä tuotteita kuormiteta millään tarpeettomalla. Takaisin selkeyteen, takaisin yksinkertaisuuteen.
1953 | Usine Braun
Braun blender Multimix
Dans les années 1950, le milkshake devient un produit de base en occident grâce au robot Multimix, le mixeur ultramoderne au bol en verre amovible. L’appareil découpe les ingrédients avec une efficacité industrielle. Encore largement utilisé aujourd’hui.
1957 | Gerd Alfred Müller
KM3/31
Un mixeur ou « food processor » très performant, qui a donné naissance à une nouvelle generation de produits, le « robot de cuisine ». Avec son design épuré, simple et pratique, c’est un des produits industriels les plus emblématiques de tous les temps.
1963 | Reinhold Weiss
KSM 1/11
Le design ne devient pas plus minimaliste que cela : un moulin à café si bien conçu qu’il ne nécessite qu’un seul bouton central pour fonctionner. Les grains finement moulus s’obtenaient d’une simple pression du doigt.
1963 | Reinhold Weiss
HT 2
Le design épuré et minimaliste de ce grille-pain a tellement inspiré le célèbre artiste Richard Hamilton qu’il s’en est inspiré pour créer l’une de ses œuvres (judicieusement intitulée “Toaster”). Oh, et il grille aussi le pain à la perfection.
1972 | Florian Seiffert
KF 20
Com o seu design vertical, que se assemelhava a uma torre de água, o KF 20 era conhecido como o Aromaster. Reconhecida instantaneamente pela sua forma pouco convencional, esta cafeteira adicionou um toque de design exclusivo ao café de filtro matinal.
1972 | Jürgen Greubel, Dieter Rams
MPZ 22
O espremedor elétrico, também conhecido como citromático, é muito fácil de limpar e utilizar e tem estado em cozinhas de todo o mundo ao longo de décadas. Demorou mais de vinte anos até a Braun sentir necessidade de atualizar o seu design original.
1981 | Ludwig Littmann
MR 6
Precursora da mais sofisticada MR 500, a MR 6 era resistente, pois conseguia triturar e misturar alimentos que outras varinhas não conseguiam. Um passo importante no caminho para o aperfeiçoamento das varinhas mágicas Braun.
1984 | Hartwig Kahlcke
40 KF
Esta cafeteira gerou alguma polémica, por ser produzida em polipropileno económico e não em policarbonato mais resistente, o plástico mais utilizado pela Braun. Mas a sua superfície ondulada KF 40 foi uma solução de design que conquistou Dieter Rams.
2016 | Markus Orthey, Ludwig Littmann
MultiQuick 9
Uma varinha mágica Tudo em 1, que reúne as funcionalidades de vários utensílios em um único equipamento, simples e portátil. A definição de design minimalista: compacta, mas potente.
Ελλάδα
Κάντε κλικ εδώ για να μεταβείτε στον παγκόσμιο ιστότοπο.